PERU
- CAPITAL: Lima
- FUSO HORÁRIO: UTC-5
- MOEDA: Novo Sol/Peso
- ÁREA: 1.285.000 km²
- POPULAÇÃO: 32,97 milhões (2020)
- LOCALIZAÇÃO: América do Sul
- NACIONALIDADE: Peruana
SOBRE O PERU
O Peru é um dos países mais diversificados do mundo. Um país multicultural, cheio de tradições, com uma laureada gastronomia e vastas reservas naturais. Possui 12 patrimônios mundiais reconhecidos pela Unesco e é dono de 84 dos 117 ecossistemas do mundo. O Peru está localizado na parte ocidental da América do Sul e faz fronteira com o Equador, a Colômbia, o Brasil, a Bolívia e o Chile. Em seu vasto território, com mais de 1,2 milhão de km², abrange três regiões: Costa, Serra e Selva. A população atual ultrapassa os 31,5 milhões de habitantes.
O nome do Peru é derivado de uma palavra indígena quechua que implica terra de abundância, uma referência à riqueza econômica produzida pela civilização Inca. O espanhol é o idioma oficial do Peru. No entanto, no país falam 47 línguas nativas incluindo quíchua e aimará.
PRINCIPAIS CIDADES:
LIMA
Em Lima tudo está em constante movimento, até o passado não fica atrás; e é que Lima oferece uma diversidade tão grande de emoções, sensações, cores e sabores que é como se Lima lhe dissesse; assombre-se com nossa Catedral, voe sobre o mar, maravilhe-se com um pôr do sol de filme ou saboreie uma comida inigualável.
Porque Lima é tendência, por seu povo, sua cultura viva e por cada pedacinho do Peru que percorrer; por isso, só uma visita não será suficiente.
Lima, cheia de riqueza colonial, é a única capital da América do Sul com saída para o mar e nomeada Capital Gastronômica da América Latina.
Simplesmente, imperdível!
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:
- Praça maior de Lima;
- Larcomar;
- Parque de La Reserva;
- Basílica e convento de São Francisco de Lima;
- Huaca Pucllana;
- Cadetral de Lima;
- Centro histórico de Lima;
- Museu do ouro.
CUSCO
Em Cusco, cada canto conta uma história e cada história é cativante, mística e envolvente. Que tal andar pelas ruas com esses nomes: Ataúd (Ataúde), Siete Culebras, (Sete Cobras) Arpías (monstro Harpia) ? Ruas que parecem ter parado no tempo, onde cada canto é uma história, onde as pedras se mantêm vivas porque estão intactas.
Cusco foi testemunha da entrada dos espanhóis e hoje conserva essa magia ancestral que cativa a milhares de visitantes que se tornam parte desta história viva.
Cusco, declarada a capital histórica do Peru, é o umbigo do mundo … Imperdível!
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:
- Caminho Inca de Machu Picchu;
- Moray;
- Sacsayhuaman;
- Coricancha;
- Vale Sagrado;
- Tombomachay;
- Huchuy Qosqo;
- Museu Inca
AREQUIPA
A cidade de Arequipa é governada por seus vulcões. Estão presentes nos muros e paredes das ruas, dos edifícios e das igrejas; na geografia maravilhosa que nos presenteia um vale fértil e cânions profundos. Já imaginou desfrutar de um banho relaxante nas fontes de águas termais rodeado pela beleza das montanhas verdes coroadas por neves eternas?
Arequipa é um lugar para ficar, por sua comida única, por sua história, por sua majestosa cordialidade.
Arequipa, a Cidade Branca, lendária e histórica, onde a nobreza respira sob a eterna vigilância de seus vulcões.
Um destino imperdível!
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:
- Historic Centre of Arequipa;
- Plaza de Armas;
- Convento de Santa Teresa e Museu de Arte Colonial;
- Iglesia La Compañía de Jesús;
- Iglesia La Compañía de Jesús;
- Cathedral of Arequipa Museum;
- Mirador Carmen Alto;
- Yanahuara Church;
- Mundo Alpaca;
- San Francisco Plaza, Church and Monastery.
TRUJILLO
A cidade de Trujillo, no norte do Peru, serve de base para a exploração de sítios arqueológicos pré-incaicos de valor histórico inestimável. Antes do domínio inca, a região viu florescer as culturas moche (mochica), chimú e lambayeque (sicán). No eixo que a une a Chiclayo têm sido feitas as descobertas arqueológicas recentes mais importantes na atualidade.
Trujillo fica a 560 quilômetros ou uma hora de voo da capital do país, Lima. Tem cerca de 800 mil habitantes e é berço do poeta César Vallejo (1892-1938), considerado um dos mais importantes autores laltino-americanos do século 20.
Capital do departamento de La Libertad, Trujillo foi uma das primeiras cidades fundadas pelos espanhóis na América do Sul. Diego de Almagro (1475-1538) a batizou no dia 6 de dezembro de 1534 em homenagem à cidade homônima de Extremadura, na Espanha, terra natal do conquistador Francisco Pizarro (1476-1541).
Atualmente, Trujillo vive da cana de açúcar e, em segundo plano, do turismo. Muitos atrativos arqueológicos cercam a cidade, que está a poucos quilômetros das Huacas del Sol y de la Luna, do complexo de El Brujo e da cidade de barro de Chan Chan (Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1986), entre outros. A região também concentra importantes e modernos museus que preservam o rico acervo extraído das escavações.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:
- Huaca del Sol y la Luna;
- El Brujo;
- Museo Huacas de Moche;
- Chan Chan;
- Plaza de Armas de Trujillo;
- Catedral de Trujillo – Catedral de Santa Maria;
- Huaca Arco-Iris or Huaca El Dragon;
- Casa Urquiaga (Casa Calonge);
- Iglesia de La Merced;
- Casa Orbegoso.
COMO CHEGAR NO PERU
Para chegar ao Peru, o meio mais simples é o avião. Algumas companhias como Latam e Avianca realizam voos para a capital Lima. Lembrando que as formas de parcelamentos de ambas as companhias se diferem. Existem outras companhias que também realizam voos para o Peru que são: Copa e Aerolineas Argentinas.
Para se chegar a Cusco, a cidade imperial, não existem voos diretos do Brasil. É necessário se tomar um voo interno de Lima / Cusco.
A CULINÁRIA LOCAL
- Cuy;
- Anticuchos;
- Ceviche;
- Lomo saltado;
- Ají de galinha;
- Arroz con mariscos;
- Papa a la huancaína;
- Quinoa;
- Pisco sour;
- Suspiro de limeña;
- Rocoto Relleno;
- Alpaca;
- Lucuma;
- Frango na brasa
- Causa
GEOGRAFIA
O Peru é um país andino cuja superfície territorial é de 1.285.5215 km². Suas fronteiras somam 5.536 km e sua costa mede 3.080 km. Ao norte, faz fronteira com a Colômbia e Equador, faz fronteira com o Brasil, na direção sudeste limita com a Bolívia, a oeste com Oceano Pacífico e ao sul com o Chile. O Peru também possui ilhas, bem próximas ao continente, são elas: Lobos de Tierra, Lobos de Afuera, Macabi, Guañape, Chão, Santa, Ferrol, La viuda, Chiquitín, Mazorca, San Gallán e Independência.
O território peruano está dividido em três grandes setores: a costa (11% da superfície total), os Andes ou serra (27%) e a selva amazônica (62%). A costa é uma faixa desértica e, na maior parte das vezes, plana, que corre paralelamente ao litoral desde Tumbes até Tacna. A costa tem no máximo 180 km de largura. Nos Andes se distinguem três cadeias: a cordilheira ocidental, a cordilheira oriental e a cordilheira central. A selva amazônica é fundamentalmente uma planície, as principais diferenças de relevo, nesta região, são: montanha, selva alta e baixa. A montanha é a vertente oriental dos Andes, situada entre 1.000 e 2.500 m de altitude. A selva alta está localizada entre 500 e 1.000 m acima do nível do mar e a selva baixa está situada entre 50 e 500 metros de altitude. O ponto mais alto do Peru é Huascarán, cuja altitude é 6.768 m.
O Peru verte suas águas em direção ao Oceano atlântico, através do rio Amazonas (que nasce no Peru), e para o lago Titicaca (dividido com a Bolívia). Os principais rios peruanos são: Amazonas, Tumbes, Santa, Chira, Putomayo, Marañón, Huallaga, Ucayali, Urubamba, Napo e Madre Dios. Seus principais lagos são o Titicaca e o Junín.
RELIGIÃO
A religião do Peru é uma combinação de Catolicismo e mitologia dos Andes. Ainda que hoje 75 – 81.3% da população se identifique como católica, os rituais e cerimônias praticados no Peru devem crédito tanto aos seus ancestrais católicos quanto aos nativos.
FESTAS TRADICIONAIS
- Inti Raymi;
- Corpus Christi;
- O Senhor dos Milagres;
- O Senhor dos Terremotos;
- A Virgem da Candelária ou Candelária Mamacha;
- Dia de Todos os Santos;
- A Virgem de Carmen ou Mamacha Carmen;
- Virgen De La Candelaria;
- Semana Santa Em Ayacucho;
- San Juan Festivites
CLIMA
As condições climáticas incomuns no Peru são criadas principalmente por duas grandes correntes oceânicas offshore: o frio Humbolt Current que vem do Chile e da Antártica, que se encontra com a quente e tropical corrente de El Niño que desce do Pacífico ao longo da costa equatoriana. O Humbolt é em grande parte responsável pelo litoral do deserto seco do Peru e do norte do Chile, enviando nuvens do Pacífico para os Andes onde precipitam como chuva.
A sabedoria peruana tradicional diz que só realmente chove na costa peruana cerca de uma vez a cada vinte anos, quando a corrente de El Niño empurra mais para baixo do litoral, aquecendo os mares e provocando chuvas perturbadoras no deserto.